No último dia 13 de dezembro, o forró foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil no mesmo dia que o gênero já era comemorado em homenagem a Luiz Gonzaga, que nasceu 13 de dezembro de 1912. E, para celebrar o mês do forró, relembre 8 casas de shows na Grande Fortaleza.
1. Cantinho do Céu
O Cantinho do Céu atraiu multidões em seus tempos áureos. A casa era localizada no município de Eusébio, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Aos 16 anos, Wesley Safadão cantava no Cantinho do Céu com a banda Garota Safada. Xand Avião e Solange Almeida comandava à época a maior banda de forró do Brasil, o Aviões do Forró.
2 . Forró no Sítio
O Forró no Sítio era uma das grandes casas de shows na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Localizada no município de Eusébio, em Aquiraz, a casa sempre recebeu talentos do forró, como Xand Avião, Solange Almeida, Wesley Safadão, entre outros. Garota Safada, Forró do Muído e Aviões do Forró gravaram entre CDs e DVDs no local.
3. Clube do Vaqueiro
O Clube do Vaqueiro carregava a tradição de eventos de vaquejada a mais de 25 anos. O auge da casa aconteceu entre 1980 e 1990, quando as vaquejadas e o forró eletrônico viviam em alta. No local, já se apresentaram grandes bandas de forró, como, Brucelose, Líbanos, Tropikália, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Noda de Caju e Tropykália.
4. Sítio Siqueira
O Sítio Siqueira, conhecido também como Siqueira Clube, era localizado no bairro Siqueira, em Fortaleza. No local, também tinha um parque de vaquejada.
5. Brisa do Lago
O Brisa do Lago foi uma das grandes casas de shows no ano de 2005. O ambiente era localizado no bairro Mondubim, em Fortaleza. A banda Garota Safada, comandada por Wesley Safadão, já gravou um DVD na casa.
6. Sítio Real
O Sítio Real era a casa de grandes bandas de forró, como Forró Real. A casa ficava localizada em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O Sítio Real revelou várias cantoras famosas no Forró, Taty Girl, Samyra Show, Laninha Show, entre outras.
7. Kangalha
O Kangalha marcou as tradicionais festas de forró. A casa de show ficava entre os bairros Messejana, Lagoa Redonda, Barroso e Cambeba, em Fortaleza. O nome ficou tão popular entre os forrozeiros que se espalhou entre outras casas de shows no Norte e Nordeste do Brasil.
8. Kukukaya
O Kukukaya era localizado no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. Era bastante conhecida pelas suas chamadas no rádio e na televisão. “Sábadô, no Kukukaya”, na voz de João Inácio Júnior.
SKOL relembra casas de forró
O forró voltou? Essa foi a pergunta que os cearenses fizeram nos últimos dias. O motivo da indagação foi uma campanha com carros de som passando nas ruas, panfletagem nas praias e cartazes no centro da cidade, que causou curiosidade nas pessoas que moram em Fortaleza. Tudo isso para divulgar o retorno de antigas e tradicionais casas de forró. Bateu saudade!
Quem não se lembra do Forró no Sítio, Cantinho do Céu, do Kukukaia, do Kangalha e de tantas outras casas que fizeram sucesso no passado na capital cearense e revelaram grandes nomes do forró da atualidade? Mas, será mesmo que essas casas estão de volta? – Não, trata-se de uma campanha da cerveja SKOL, através da plataforma SKOL Forró, para marcar o Dia do Forró – celebrado na última segunda-feira (13).
Promoção o Forró Voltou
A ação fez parte de uma promoção lançada pela SKOL. O show acontece no dia 21 de dezembro, às 20h, na Auê, antigo Faroeste (Avenida Washington Soares, 3171 – Coaçu). No palco, estarão Márcia Fellipe, revivendo o Forró no Sítio, Forró Real, resgatando memórias do Sítio Real, Noda de Caju, relembrando o Kukukaya, e Samyra Show, revivendo o Kangalha. O evento será exclusivo para os 50 sorteados. Certificado de autorização SECAP/ME 05.017313/2021.
Protocolos de Segurança
O evento seguirá todas as recomendações sanitárias e protocolos de segurança. Só será permitida a entrada mediante a apresentação do comprovante das duas doses da vacinação contra a COVID-19. Além disso, para garantir o distanciamento social será respeitado o número confortável e seguro de público. Será orientado o uso de máscaras durante todo o evento.