Que tal aproveitar o sábado para fazer compras e para renovar o guarda-roupa gastando pouco e ainda fazendo uma boa ação? Em sua terceira edição, o Bazar FAZ Bem será uma excelente oportunidade para se adquirir artigos de vestuário, decoração, brinquedos e objetos com preços acessíveis e ao mesmo tempo ajudar a causa do autismo, transtorno de comportamento cada vez mais presente na sociedade.
Promovido pela Associação Fortaleza Azul – FAZ, o 3º Bazar FAZ Bem será realizado no sábado, dia 14 de setembro, das 10 horas às 16 horas, no BNB Clube Aldeota, localizado na Avenida Santos Dumont, 3646. A entrada é gratuita. Durante o Bazar, os visitantes encontrarão cerca de 2.500 peças com preços a partir de R$ 1,00 (hum real). São produtos doados para o bazar novos ou em excelente estado, entre brinquedos, acessórios, roupas e calçados, artigos de decoração e muito mais. “Toda a renda será revertida para projetos e ações de inclusão de autistas na sociedade, promovidos pela Fortaleza Azul, como palestras em escolas, capacitações com familiares e educadores e eventos pedagógicos e sociais, bem como para o nosso projeto principal de construção de uma sede própria para a Associação”, comenta Daniela Botelho, presidente da FAZ.
A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças estima que a cada 59 nascimentos uma criança nasça autista. Estima-se que existam cerca de 70 milhões de pessoas nessa condição no mundo e que, no Brasil, sejam aproximadamente dois milhões de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Apoio de artistas e personalidades
Nas redes sociais da Fortaleza Azul, artistas e personalidades públicas estão ajudando na divulgação da iniciativa e convidando as pessoas a irem ao Bazar, como é o caso do ator Stênio Garcia; do cantor Marcos Lessa; do ex-jogador e comentarista esportivo da Rede Globo, Júnior; e do deputado federal Célio Studart.
Quem é a Fortaleza Azul
A Associação Fortaleza Azul (FAZ) existe desde 2015 e tem como objetivo reunir familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para ações de conscientização, informação e inclusão desses indivíduos na sociedade. Atualmente, a entidade conta com cerca de 270 famílias associadas.
Entre as ações realizadas ao longo dos anos estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas; encontros de familiares de pessoas com TEA para debates e acolhimento; palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de datas comemorativas e em parceria com grandes instituições em Fortaleza.
Conscientização nos ônibus de Fortaleza
Mais recentemente, a Associação Fortaleza Azul colaborou com o processo criativo e assina a campanha “O Autismo não se cura, se compreende”, promovida pelo Sindiônibus, o sindicato das empresas de transporte de passageiros de Fortaleza, que tem como objetivo esclarecer, tanto aos usuários de ônibus como também aos operadores do transporte, o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), be como também orientar como agir ao presenciar uma crise, informar sobre a priopridade que os autistas têm nos ônibus e estimular a empatia e o respeito.
A campanha conta com cartazes afixados em toda a forta de ônibus da capital cearense, folders ilustrados, spots em emissoras de rádios, troca dos adesivos de assentos prioritários nos ônibus e material de treinamento padronizado que será aplicado pelas áreas de Recursos Humanos (RH) de todas as empresas de ônibus.
Para se associar à FAZ:
Inscrições pelo site: www.faz.org.br
FAZ nas redes sociais:
@fortalezaazul
@fazbembazar
3º Bazar FAZ bem.
Data: 14/09/2019 (sábado)
Local: BNB Clube, Avenida Santos Dumont 3646.
Horário: De 10 horas às 16 horas
Entrada gratuita.
2.500 itens estarão à venda.
Peças novas e seminovas. Roupas, acessórios, calçados, brinquedos, utensílios domésticos e objetos de decoração.
Peças a partir de R$ 1,00.
Pagamento em dinheiro e cartão de crédito e débito.