No próximo dia 19, às 12h30 a Mestra Cacique Pequena, da Comunidade Indígena dos Jenipapo-Kanindé, é a convidada que irá falar sobre sua trajetória, vivências e a memória de seu povo. O hall do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) é o espaço que recebe até fevereiro de 2019 os Tesouros Vivos do Estado do Ceará. O projeto é idealizado pelo ator e circense, Cláudio Ivo e conta com Produção Executiva da Ideias Produções. Foi aprovado no X Edital Mecenas do Ceará e tem Apoio Cultural da Enel.
Com uma vida dedicada ao movimento de resistência do povos indígenas cearenses, Mestra Pequena é a primeira mulher Cacique conhecida no Ceará e no Brasil. Mãe de 16 filhos, foi através de sua luta pela garantia de direitos de sua tribo na Aldeia Lagoa Encantada, em Aquiraz, que ela foi escolhida líder em 1995. Recebeu o título de Tesouro Vivo da Cultura em 2015. Pequena, luta também pela manutenção da cultura local e gravou um CD com as canções que compõe desde moça. No dia 26/10, o projeto recebe Mestre Chico Bento Calungueiro para partilhar suas vivências e conversar com o público.
A programação acontece, quinzenalmente às sextas-feiras e é gratuita. Devido o feriado do dia 12/10, as atividades deste mês acontecem nos dias 19/10 e 26/10. O projeto dialoga sobre os territórios das tradições populares a partir de uma curadoria norteada por histórias, memórias e afetos. Mestres da Cultura e grupos convidados partilham sua trajetória e contribuições para cena cultural cearense como Tesouros Vivos do Estado do Ceará. Todos são convidados a festejar e celebrar entre saberes e fazeres artísticos. O circo, a dança, o teatro, o humor e a música que estarão presentes ao longo desta edição promovendo uma reflexão sobre a nossa relação com a tradicionalidade e a regionalidade.
SERVIÇO:
Projeto Curta a Tradição, Curta Cultura, Curta o São Luiz
19/10 às 12h30 – Mestra Cacique Pequena
26/10 às 12h30 – Mestre Chico Bento Calungueiro
Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – CE)
Entrada: Gratuita | Classificação Indicativa: Livre