A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, pela segunda vez consecutiva, um encontro de grandes autores do país para celebrar a pluralidade de expressão e pensamento por meio da literatura. A FliCaixa – Festa Literária da Caixa acontecerá de 4 a 7 de outubro, trazendo 18 nomes da cena literária local e nacional em mesas temáticas que conversarão sobre cordel, composição musical, resistência do livro, literatura de Fortaleza, histórias ficcionais e a conexão delas com a “verdade”.
A FliCaixa Fortaleza terá quatro dias de programação divididos em mesas e debates com início às 15h30 na quinta-feira (4) e sexta-feira (5), e os dois últimos dias com atrações, show musical e autores voltados para o público infantil, começando a partir das 15h.
Autores e atrações confirmadas
A mesa que abre a programação da FliCaixa Fortaleza terá a mediação da jornalista e editora Regina Ribeiro, intitulada “Cordel Imorredouro”, com os cordelistas Klévisson Vianna e Eduardo Macedo. Em seguida, o jornalista Marcos Sampaio recebe o compositor, poeta e arquiteto Fausto Nilo e o também compositor cearense, escritor e produtor Alan Mendonça, com a mesa Aves Canoras. Encerrando o dia de abertura, Regina Ribeiro media o bate-papo “O Desafio dos Livros ao Efêmero” entre o escritor Cristovão Tezza e a jornalista e escritora cearense Socorro Acioli.
Na sexta-feira (5), o tema “Plantar árvores-palavras no espaço estéril da cidade?” será mediado pela jornalista Marina Solon e contará com presença das escritoras Anna K. Lima e Naiana Gomes. Em seguida, a mediadora Maíra Ortiz convida Antônio Torres e Marília Lovatel para participar da mesa “Nossas muitas histórias”. Encerrando a programação de debates, Verônica Sttiger e Luisa Geisler falam “Sobre a Verdade”, mesa mediada por Regina Ribeiro.
FLICAIXINHA
A programação voltada ao público e à literatura infantil será recheada de nomes da literatura local, nacional, além de um show musical exclusivo. No sábado (6), a Flicaixinha terá como atrações a contadora de histórias Joyce Custódio, bate-papo com o autor nacional Odilon Moraes e finaliza com a apresentação do espetáculo musical “Doidice que dá”, com as cantoras Paula Tesser e Natasha Faria.
No domingo (7), encerrando a maratona literária na Caixa Cultural Fortaleza, o evento traz um bate-papo com o escritor da literatura infantil Kelsen Bravos; e a companhia cenomusical Dona Zefinha, que traz a mistura de música e comicidade em seu espetáculo “Charfurdo”.
Incentivo à cultura:
A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.
A CAIXA Cultural Fortaleza oferece, desde 2012, uma programação diversificada, com opções gratuitas ou a preços populares, estimulando a inclusão e a cidadania.
O espaço, situado em um prédio histórico na Praia de Iracema, conta com um cine-teatro com 181 lugares, três amplas galerias de arte, sala de ensaios, salas para oficinas de arte-educação, foyer, café cultural e livraria, além de um agradável jardim e espaços para convivência e realização de eventos.
Serviço:
Vivências: Flicaixa – Festa Literária da Caixa
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 4, 5, 6 e 7 de outubro
Horários: quinta, das 15h30 às 20h45; sexta, das 15h30 às 20h45 | sábado, das 15h às 17h50; e domingo, das 15h às 17h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita (mediante lotação do teatro/ capacidade:180)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770
Atendimento à imprensa:
Capuchino Press: (85) 3267-1425
www.capuchino.com.br
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE):
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA
Acesse o site www.caixacultural.gov.br
Siga a fanpage: facebook.com/CaixaCulturalFortaleza