A exposição Escravidão Contemporânea – Esperança de Regresso teve seu encerramento adiado e permanece em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza até 08 de dezembro. Os visitantes também vão receber o catálogo da mostra que traz os trabalhos da Escultora Aline Matheus sob curadoria de Claudio Boeckel.
O trabalho surgiu a partir do aprofundamento das experiências vividas pela escultora na pesquisa que desenvolve sobre o movimento dos corpos e sua relação com o universo do trabalho e outras formas de dominação impostas pelo mundo em que vivemos.
Através da materialidade tridimensional a artista busca compreender as forças que habitam nossos corpos e o que emana deles como sentido e significado. Corpos marcados pela ausência, pela solidão, pela submissão e pelos anseios de liberdade que permeiam o homem contemporâneo do século XXI.
Com poesias da escritora Ilka Matheus e a sinfonia Servidão, composta espacialmente para a exposição por Rodolpho Rebuzzi, “a exposição faz uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras que, com seu suor, sangue e lágrimas, constroem a riqueza dessa nação. E a todos que buscam condições mais dignas de vida”, destaca a artista.
Atividade paralela – No dia 04 de dezembro, às 18h30, a CAIXA Cultural Fortaleza recebe o Auditor Fiscal do Trabalho e fotógrafo Sérgio Carvalho, para uma conversa, aberta ao público em geral, sobre sua vivência nas ações de combate ao trabalho escravo no Brasil. A Auditora Fiscal do Trabalho e artista plástica Aline Matheus, também conversa com o público sobre suas esculturas, que integram a mostra e prestam uma homenagem aos trabalhadores.
Durante a conversa serão exibidas, no Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza, fotografias de Sérgio Carvalho obtidas no decorrer das ações de combate ao trabalho escravo no Brasil, que retratam a realidade vivida por trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão.
Serviço:
“Escravidão Contemporânea – Esperança de Regresso”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Período de visitação: Até 08 dezembro de 2019
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Paraciclo disponível no pátio interno
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal