Cultural
Evento discute problemas sociais de Fortaleza com ajuda da arte
Uma noite de intervenções culturais e sociais, marcará o sábado (19), no Polo de Lazer Luiz Gonzaga, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. O festival Bonde da Juventude, como o evento é chamado, é resulto de uma extensa pesquisa de campo feita nos bairros da periferia da Regional V, na capital. O resultado do trabalho será divulgado com a presença de artistas locais, em uma festa aberta ao público.
Participarão do Bonde: Hârmonico Vulgar, Dj Carlos Vibrations, Caixa Preta Sounds, Stefany Mendes e Dj Othon Vérigue, do Pólo Trans e Dj Mixer. Os resultados do levantamento serão divulgados durante as atrações musicais. “O Bonde é um projeto de pesquisa de rua realizado na periferia da Regional V, em abril. Começamos no Conjunto Ceará. Fizemos um questionário com perguntas relacionadas à consciência política, medos, anseios e esperanças da periferia em relação ao futuro”, comenta Ítalo Alves, líder do movimento Acredito e pré-candidato a deputado federal.
O Polo de Lazer Luiz Gonzaga é conhecido por atrair eventos culturais. Anualmente, os moradores se reúnem para realizar a Paixão de Cristo mais tradicional da capital cearense. O espaço também é ponto de festa durante o Carnaval. “Os espaços públicos devem receber atividades culturais, pois eles são acima de tudo espaços de convivência onde a identidade das comunidades é celebrada. Um bom uso dos espaços públicos por atividades culturais pode ter um alto impacto na redução da insegurança pública, na promoção da autoestima e na criação do sentimento de pertencimento e apego às comunidades”, finalizou Ítalo.