Com o título de “Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores”, a atividade reúne nomes como a autora de quadrinhos Marguerite Abouet (Costa do Marfim/França); o escritor e roteirista de HQs, o cearense Zé Wellington; além de convidados como o responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Roberto Pedretti e da mediadora de Leitura da Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro, Ana Dutra.
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará (SNBP), em parceria com Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e o Escritório do Livro e Debates de Ideia da Embaixada do Brasil, realiza o “Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores”, evento que traz grandes nomes nacionais e internacionais para debater a leitura e sua mediação. Contando com duas mesas redondas, a atividade acontece nos dias 22 e 23 de outubro, com transmissão online pelo canal do YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (https://YouTube.com/
“Esta é uma iniciativa de intercâmbio cultural para nutrir nossas reflexões sobre práticas sociais de mediação de leitura a partir do relato de diferentes experiências. Dialogar com outros mediadores culturais sobre outros caminhos que não os nossos pode ser bem estimulante para o esboço de novas possibilidades e, por vezes, para reafirmar fundamentos que já orientam nossos trabalhos”, ressalta a coordenadora de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult, Goreth Albuquerque.
“O Escritório do Livro e Debates de Ideia, junto com o Consulado Geral da França para o Nordeste estão muito felizes em apresentar o projeto ‘Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores’. Esse projeto é o resultado de uma cooperação entre o Brasil e a França através da Secretaria de Cultura do Estado de Ceará, permitindo pensar juntos a literatura e a formação de leitores”, ressalta Marion Fanjat, Adida de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife.
Programação
No dia 22/10, o “Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores” tem sua abertura às 15h, com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; e da Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Natasha Faria. Logo em seguida, acontece a primeira mesa do evento, intitulada “Pensando a mediação de leitura em bibliotecas”, com os convidados Roberto Pedretti (responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro – BiblioMaison) e Ana Dutra (mediadora de leitura da Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro). A atividade contará com mediação da Coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará, Goreth Albuquerque.
Já no dia 23/10, também às 15h, a mesa redonda vem trazendo o tema “Quadrinhos, Identidade e território: encontro com a autora Marguerite Abouet (Costa do Marfim/França) e o autor Zé Wellington (Brasil – Ceará). Uma das maiores autoras de HQs da França, que traz herança africana em sua obra, irá dialogar com o autor de “Cangaço Overdrive”, um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos, que mergulha num universo cyberpunk cearense. A mediação é realizada por Pedro Brandt, jornalista, especializado em quadrinhos. Quem fará abertura institucional da atividade será o Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; junto à Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor; e à Assessora do Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Valéria Laena.
Serviço
Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores
Dias 22 e 23 de outubro de 2020
Sempre às 15h
Acompanhe pelo YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (https://www.youtube.com/c/
Inscrições pelo link: http://bit.ly/
Gratuito
Currículo dos convidados
Ana Dutra
Formada em Letras (Português e Literatura) e pós graduanda em Literatura Infantil Juvenil, trabalha na Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro, onde faz mediação de leituras com crianças de 0 a 12 anos e faz oficinas de sustentabilidades, baseando-se no livro aplicado. Já trabalhou com mediações de leitura com crianças autistas, com as quais também aplicou de forma pedagógica oficina sustentável. Trabalhou no projeto Histórias por Telefone fazendo mediações de leitura através do telefone nesta presente Pandemia do COVID 19. Hoje procura associar a teoria da Pós Graduação com a prática na Biblioteca e em projetos.
Roberto Pedretti
Roberto Pedretti é responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro (BiblioMaison). Foi livreiro especializado por 15 anos, e trabalhou como editor e assessor de comunicação e marketing em diversas editoras cariocas. Realizou a implantação e mediação dos clubes de leitura da Livraria da Travessa, a partir de 2010, e criou, na BiblioMaison, o evento bilíngue “Lundis Littéraires” (que completa seu quarto ano consecutivo de atividade), em torno da literatura em língua francesa.
Zé Wellington
Zé Wellington nasceu em Sobral, interior do Ceará. É escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, indicado três vezes ao Troféu HQ MIX (considerado o Oscar do quadrinho nacional), tendo vencido em 2016 na categoria Novo Talento Roteirista pelo quadrinho Steampunk Ladies: Vingança a Vapor. Em 2019, seu quadrinho Cangaço Overdrive foi um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos.
Marguerite Abouet
Marguerite Abouet é considera como uma das maiores autoras de quadrinhos da França. Originária de Abidjan, ela cresceu com a família no bairro popular de Yopougon até os 12 anos. Logo, seus pais a enviaram com seu irmão mais velho para Paris, na casa do seu tio-avô. Ela descobriu com admiração as bibliotecas e se apaixonou por livros. Logo depois, ela começa a escrever romances que ninguém mais lê, tornando-se punk, supernanny para trigêmeos, para vovós e vovôs, garçonete, operadora de dados … Depois de uma carreira como assistente jurídica, ela decide dedicar-se exclusivamente à escrita e cria, com a ajuda de Clément Oubrerie, a personagem de Aya. Ela conta com uma voz e um humor inéditos uma África longe dos clichês, da guerra e da fome. Em 2006, “Aya de Yopougon” foi homenageada com o Prémio de Primeiro Álbum no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. No Brasil, Marguerite Abouet é publicada pela editora L&PM Editores.
Pedro Brandt
Pedro Brandt é jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (2006). Atuou durante quase uma década em cadernos culturais de periódicos da capital brasileira. Atualmente trabalha com assessoria de imprensa e coordenação editorial de eventos e projetos culturais. Co-criador do site www.raiolaser.net, sobre histórias em quadrinhos, e coautor da biografia “Júpiter Maçã – A efervescente vida e obra” (2018, Plus Editora).