Programação também inclui atividades gratuitas referentes ao Dia Nacional do Quadrinho, celebrado no dia 30/01
A CAIXA Cultural Fortaleza preparou uma programação especial para janeiro, dentro do seu programa educativo Gente Arteira. Serão realizadas atividades voltadas para o público infantil aproveitar o período de Férias com muita diversão e cultura, além de cursos e oficinas referentes ao Dia Nacional do Quadrinho, comemorado no dia 30 de janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br.
Arte e diversão
No dia 14 de Janeiro de 2018, das 14h às 18h, a artista visual e arte-educadora Simone Barreto vai ministrar a oficina Arte Contemporânea Para Crianças, voltada para o público de 06 a 12 anos. A partir da apresentação e discussão da obra de artistas visuais contemporâneos, o encontro propõe a construção de objetos e exercícios de experimentações artísticas, com performances, action painting, colagem e instalações. Os interessados podem se inscrever entre os dias 10 e 12 de janeiro. Capacidade: 15 vagas.
Simone Barreto é formada em Artes Visuais pelo IFCE e já participou de diversas exposições coletivas e residências artísticas. Desde 2010, ministra oficinas artísticas envolvendo técnicas como o desenho, a pintura, a gravura e o bordado para adultos e crianças.
Já no dia 20 de janeiro de 2018, os pequenos com idade a partir de 08 anos podem participar da oficina Arte em Papel: Recortes e Dobraduras. A ideia do encontro é proporcionar ao aluno uma vivência envolvendo criatividade e coordenação motora por meio de recortes e dobraduras de papel. As inscrições podem ser feiras entre os dias 16 e 18 de janeiro.
Essa atividade, que também é aberta para pessoas com deficiência, vai contar com duas turmas de 15 alunos cada: 14h às 16h e 16h às 18h. Ela vai ser ministrada por Felipe Maranhão, pedagogo bilíngue (Português/Libras) e instrutor de oficinas de arte em papel.
Outra oficina que promete divertir a criançada (com idade a partir de 7 anos) é a voltada para a Isogravura, técnica extraída da gravura para confecção de matrizes utilizando isopor que podem funcionar como carimbos, produzindo cores, formas e imagens a partir da técnica de impressão em papel ou tecido. Os interessados em participar do encontro que acontece no dia 21 de janeiro de 2018, das 14h às 16h e das 16h às 18h (duas turmas), podem se inscrever entre os dias 18 e 20 de janeiro. Capacidade: 20 vagas, por turma.
Geórgia Viana vai ser a facilitadora da oficina. Viana trabalha com Conservação e Restauração do Patrimônio Arquitetônico e Acervos Museológicos. Ela atua na área de montagem e desmontagem de exposição, conservação e higienização de obras há 10 anos, além de ser educadora museal no Sobrado Dr. José Lourenço.
De 16 a 20 de Janeiro de 2018, das 13h às 17h, o Gente Arteira promove o curso Cordel para Rimar e Cantar, com Julie Oliveira e Patrick Lima, voltado para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Na ocasião, os alunos terão a oportunidade de aprender noções básicas para a composição de cordéis, partindo do estudo de quadras (modalidade mais simples) até estilos mais avançados, mediante a utilização de músicas, contações de histórias e técnicas de musicalização. As inscrições acontecem de 09 a 14 de janeiro. Capacidade: 30 vagas.
Julie Oliveira é escritora, cordelista e pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará. Entre suas obras publicadas, destaque para a “Branca de Neve em Cordel”, “A Cigarra e a Formiga – Nova fábula em cordel” e “Brincando com a Matemática”.
Patrick Lima é poeta, compositor e educador, é especialista em musicalização infantil, além de fundador de projetos lítero-musicais de destaque no cenário cearense, como o Versos & Canções.
Dia Nacional do Quadrinho
Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2018, das 14h às 18h, o professor de desenho e quadrinista JJ Marreiro ministra a oficina Como Fazer Quadrinhos e Mangás. O objetivo é abordar os fundamentos das técnicas de criação e produção, com criação de personagens e construção de histórias em quadrinhos. As inscrições acontecem de 23 a 25 de janeiro. Capacidade: 15 vagas. Classificação: de 10 a 14 anos.
JJ Marreiro já foi três vezes vencedor do Troféu HQMix (o Oscar dos Quadrinhos do Brasil), com a publicação do Manicomics. Participou dos álbuns MS+50 & Monica’s (Maurício de Sousa Produções), O Gralha tão Banal quanto Original, As Aventuras Perdidas do Capitão Gralha. Produziu quadrinhos e ilustrações para editoras no Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo Editora Abril, Panini, Fundação Roberto Marinho, Fundação Edson Queiroz, Editora Riso, Editora Positivo, Editora DC Comics, Editora Moonstone entre outras.
A programação especial do Dia Nacional do Quadrinho também conta com o curso Quadrinhos e Autoconhecimento, ministrado por Vitor Batista, que vai ser realizada de 23 a 27 de Janeiro de 2018, das 17h às 21h. Durante os encontros, os alunos vão trocar ideias e experiências a partir de questionamentos sobre a relação entre os quadrinhos e maneira como nos conhecimentos e a relação com o nosso meio. As inscrições podem ser feitas de 17 a 19 de janeiro. Capacidade: 20 vagas. Classificação: a partir de 18 anos.
Encontro com educadores
O programa educativo Gente Arteira também vai promover no período a oficina Contação de Histórias: Uma Expressão Além do Dom, com Camila Barbosa, que vai ser realizada no dia 13 de Janeiro de 2018, 9h às 18h. O encontro, voltado para professores, educadores e demais interessados, tem como principal objetivo desmitificar a ideia de que os contadores nascem com um dom/talento especial que os diferencia dos demais. Para Camila Barbosa, facilitadora da oficina, a contação de histórias não deve ser vista como uma arte acessível a poucos eleitos, mas como um recurso didático potente em diversas esferas profissionais. As inscrições ficam abertas de 09 a 11 de janeiro. Capacidade: 35 vagas. Classificação: a partir de 16 anos.
Camila Barbosa é contadora de histórias, com graduação em Artes Cênicas e pós-graduação em arte-educação. Seu trabalho com contação de histórias alia sensibilidade das narrativas à praticidade da produção cultural, para fazer a arte chegar sempre ao público, onde ele estiver.
Serviço: Programa Educativo Gente Arteira – atividades para janeiro
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Programação Gratuita
Oficina: Arte Contemporânea Para Crianças
Data: 14 de janeiro de 2018
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 10 e 12 de Janeiro, pelo email gentearteira.ce@caixa.
Classificação indicativa: 06 a 12 anos
Capacidade: 15 vagas, por ordem de inscrição
Oficina: Arte em Papel: Recortes e Dobraduras
Data: 20 de janeiro de 2018
Horário: 14h às 16h e 16h às 18h – duas turmas
Inscrições: entre os dias 16 e 18 de janeiro, pelo email gentearteira.ce@caixa.
Classificação indicativa: a partir de 08 anos
Capacidade: 15 vagas (por turma), por ordem de inscrição
Oficina: Isogravura
Data: 21 de janeiro de 2018
Horário: 14h às 16h e 16h às 18h – duas turmas
Inscrições: entre os dias 18 e 20 de janeiro, pelo email gentearteira.ce@caixa.
Classificação indicativa: a partir de 07 anos
Capacidade: 20 vagas (por turma), por ordem de inscrição
Curso: Cordel para Rimar e Cantar
Data: 16 a 20 de janeiro de 2018
Horário: 13h às 17h
Inscrições: entre os dias 09 e 14 de janeiro, pelo email gentearteira.ce@caixa.
Classificação indicativa: 10 a 14 anos
Capacidade: 30 vagas, por ordem de inscrição
Oficina: Como Fazer Quadrinhos e Mangás
Data: 27 e 28 de janeiro de 2018
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 23 e 25 de janeiro, pelo email gentearteira.ce@caixa.
Classificação indicativa: 10 a 14 anos
Capacidade: 15 vagas, por ordem de inscrição
Oficina: Contação de Histórias: Uma Expressão Além do Dom
Data: 13 de janeiro de 2018
Horário: 9h às 18h
Inscrições: entre os dias 09 e 11 de janeiro, pelo email gentearteira.ce@caixa.
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
Capacidade: 35 vagas, por ordem de inscrição
Curso: Quadrinhos e Autoconhecimento
Data: 23 a 27 janeiro de 2018
Horário: 17h às 21h
Inscrições: entre os dias 17 e 19 de janeiro, pelo email gentearteira.ce@caixa.
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição